sábado, 15 de outubro de 2011

I FASE - 2º SEMESTRE

Professora de Língua Portuguesa e Literaturas: MAGDA APARECIDA LOPES
 
PRONOME OBLÍQUO:

Os pronomes oblíquos apresentam flexão de número, gênero e pessoa, sendo essa última a principal flexão porque marca a pessoa do discurso. Dessa forma, o quadro dos pronomes oblíquos átonos é assim configurado:

- 1ª pessoa do singular (eu):me
- 2ª pessoa do singular (tu):te
- 3ª pessoa do singular (ele, ela): o, a, lhe
- 1ª pessoa do plural (nós):nos
- 2ª pessoa do plural (vós):vos
- 3ª pessoa do plural (eles, elas): os, as, lhes

O lhe é o único pronome oblíquo átono que já se apresenta na forma contraída, ou seja, houve a união entre o pronome o ou a e preposição a ou para. Por acompanhar diretamente uma preposição, o pronome lhe exerce sempre a função de objeto indireto na oração. Os demais pronomes átonos em geral funcionam como objeto direto.

Os pronomes oblíquos apresentam flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a principal flexão porque marca a pessoa do discurso. Dessa forma, o quadro dos pronomes oblíquos tônicos é assim configurado:

- 1ª pessoa do singular (eu): mim, comigo
- 2ª pessoa do singular (tu): ti, contigo
- 3ª pessoa do singular (ele, ela): ele, ela
- 1ª pessoa do plural (nós): nós, conosco
- 2ª pessoa do plural (vós): vós, convosco
- 3ª pessoa do plural (eles, elas): eles, elas

Os pronomes oblíquos tônicos sempre acompanham uma preposição, em geral as preposições a, para, de e com. Por esse motivo os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração.

A forma contraída dos pronomes tônicos (comigo, contigo, conosco e convosco) é obrigatória na construção dos pronomes de 1ª e 2ª pessoas do singular e do plural. As terceiras pessoas do singular e plural, por possuírem uma forma iniciada por vogal (ele, por exemplo), se apresentam separadas da preposição "com" (com ele, com elas e etc.).

Os pronomes oblíquos tônicos contraídos (contigo, por exemplo) frequentemente exercem a função de adjunto adverbial de companhia (ex.: Ele carregava este nome consigo).

 

 Formas especiais do pronome oblíquo:

O pronome oblíquo, quando exerce a função de objeto direto, adquire formas especiais conforme a posição que ocupa na sentença. Isso, porém, só é válido para os pronomes oblíquos de terceira pessoa do singular e do plural.
Quando o pronome oblíquo estiver antes do verbo (próclise, as formas utilizadas são as padrões: o, a, os, as.

Quando o pronome oblíquo estiver depois do verbo (ênclise), as formas do pronome variam de acordo com o verbo que acompanham. São duas as terminações verbais que comandam a forma do pronome oblíquo enclítico:

1. verbos terminados em -r, -s ou –z acrescenta-se "-l" antes da forma do pronome (-lo, -la, -los, -las).

Exemplo:


Todos podiam fazer o exercício em casa. Todos podiam fazer-o em casa. [Inadequado] Todos podiam fazê-lo em casa. [Adequado]

2. verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão e -õe) acrescenta-se "-n" antes da forma do pronome (-no, -na, -nos, -nas).

Exemplo:


Eles tinham aquela criança como filha rebelde. Eles tinham-a como filha rebelde. [Inadequado] Eles tinham-na como filha rebelde. [Adequado]


EXERCÍCIOS:

1.Complete com “eu” ou “mim”:

- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;

a) mim – mim – mim – mim – mim;

b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.


2. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

a) nada mais há entre mim e ti;
b) nada mais há entre eu e ti;
c) nada mais há entre mim e ela;
d) nada mais há entre ele e você;
e) nada mais há entre ele e ela.

 3. Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.

a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .

4. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:

1) É mui difícil para ______ escrever-lhe diariamente.
2) Eles chegaram a discutir entre ______, mas não brigaram.
3) Percebi que o plano era para _______ desistir do jogo.
4) Passeando pelo jardim, o velho falava ________, murmurando frases confusas.

a) mim – eles – mim – consigo;

b) mim – si – eu – consigo
c) eu – eles – eu – contigo;
d) eu – si – eu – consigo.
e) mim – si – mim – contigo


GABARITO: 1. E 2. B  3. E 4. D

5. Reescrever os períodos abaixo, corrigindo-os quando for o caso:

01 - "Jamais haverá inimizade entre você e eu ", disse o rapaz lamentando e chorando".

02 - "Venha e traga contigo todo o material que estiver aí!"

03 - "Ela falou que era para mim comer, e depois, para mim sair dali."

04 - Polidamente, mandei eles entrar e, depois, deixei eles sentar"

05 - "Durante toda a aula os alunos falaram sobre ti e sobre mim."

06 - "Comunico-lhe que, quanto ao livro, deram-no ao professor."

07 - "Informamo- lhe que tudo estava bem conosco e com eles."


Respostas:
01 - .... entre você e mim.
02 - ...Traga consigo...
03 - ....para eu comer... para eu sair
04 - ... mandei-os entrar ... deixei-os sair
05 - ...sobre ele...
06 - ...
07 - ...bem com nós

BOM ESTUDO!

2 comentários:

COMENTE OS ASSUNTOS PERTINENTES AS POSTAGENS...