quinta-feira, 10 de novembro de 2011

I FASE - EXERCÍCIOS PARA O PROVÃO

1- Reescrever os períodos abaixo, corrigindo-os quando for o caso:

A - "Para lhe dizer tudo, eu preciso de muito mais dinheiro."
B- "Ela me disse apenas isto: me deixe passar para mim morrer."
C - "Me diga toda a verdade porque, assim as coisas ficam mais fáceis."
D - "Tenho informado a ele sobre todos os por menores da viagem."
E - "Direi a ele toda a verdade sobre o caso do roubo do banco."
  
Respostas:
A - ...
B - ...deixe-me passar, eu morrer
C - Diga-me ...
D - Tenho- o...
E - Dir-lhe-ei

2- (MARCK) Indique quando, na segunda frase, ocorre a substituição errada das palavras destacadas na primeira, por um pronome:

a) O gerente chamou os empregados. O gerente chamou-os
b) Quero muito a meu irmão. Quero-lhe muito.
c) Perdoei sua falta por duas vezes. Perdoei-lhe por duas vezes.
d) Tentei convencer o diretor de que a solução não seria justa. Tentei convencê-lo de que a solução não seria justa.
e) A proposta não agradou aos jovens. A proposta não lhe agradou.


BOM ESTUDO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE OS ASSUNTOS PERTINENTES AS POSTAGENS...